segunda-feira, 29 de junho de 2020

Vinho Vega Sicilia Único Reserva Especial

APRESENTAÇÃO
O vinho Reserva Especial é um dos mais antigos da Vega Sicilia, atualmente sendo também um dos mais raros, já que houve um incremento na variedade da casa, contudo, mantêm a sua especialidade e originalidade.

FABRICAÇÃO
O processo de produção é antigo e possui o mínimo de intervenção humana para que essa variação não altere o produto final.

ORIGEM
No século XII, a Rainha Dona Urraca de Castela e Leão ofereceu a um dos seus mais fieis vassalos a posse da Quinta Vega-Sicília que, séculos depois, seria conhecida em todo o mundo pela qualidade dos vinhos que nela elaboram-se.

Bodega Vega Sicilia foi fundada em 1864 por Don Eloy Lecanda, com o objetivo de produzir vinhos tintos tão bons quanto os de Bordeaux. Naquela época, nos 140 hectares da propriedade, são plantadas 18.000 videiras de três variedades até então desconhecidas na Espanha: Cabernet Sauvignon, Merlot, Malbec e Pinot Noir. No entanto, o primeiro Vega Sicilia só surgiu por volta de 1915, pelas mãos de Domingo Garramiola "Txomin". A partir de então, começa a venda de um vinho que, o marquês de Riscal introduz nos salões da aristocracia e das elites económicas.

A família Alvarez, atual dona da Vega Sicilia, comprou a empresa em 1982. O rigor se mantém e quando a safra não é boa, não se faz sequer a colheita..

Tipo: Tinto - Seco
Origem: Espanha
Região: Ribera Del Duero
Vinícola: Vega Sicilia
Teor Alcoólico: 14%
Amadurecimento: Vinificação tradicional em pipa de carvalho com leveduras naturais. Controle de temperatura. Fermentação malolática completa
Potencial de Guarda: Mais que 10 anos
Visual: Rubi com reflexos granada
Olfativo: Frutas vermelhas e negras, especiarias, charuto, tostado, baunilha, couro e lavanda
Gustativo: Cereja madura, framboesa, amora e amarena
Temperatura de serviço: 19ºC ~ 20ºC
Uva: Empranillo 80/85%,/ Cabernet Sauvignon 10/15% / Merlot 0/5%
Harmonização: Bife Wellington, Tournedos Rossini e Carneiro de 7 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário