segunda-feira, 29 de junho de 2020

Vinho Tarapaca Gran Reserva Etiqueta Azul

APRESENTAÇÃO
Tarapaca Gran Reserva Cabernet Sauvignon é um dos vinhos mais apreciados pelos chilenos e também faz muito sucesso no Brasil. O envelhecimento em barricas de carvalho entregou ao vinho notas agradáveis e doces, como caramelo, toffee e baunilha. É um vinho estruturado, com corpo médio, taninos maduros e macios e boa amplitude. Muito saboroso, também é dominado, na boca, pelos aromas frutados..

FABRICAÇÃO
Parte da colheita é manual e parte realizada por máquinas (à noite). Foi feita uma maceração pré-fermentativa a 12°C, por 72 a 96 horas e, após a fermentação alcoólica (26-28°C), uma maceração pós-fermentativa durante 10 dias, aproximadamente. Finalmente, o vinho é colocado nas barricas – de carvalho americano e francês; 20% novas e 80% usadas, durante 12 meses, para a maturação e a fermentação malolática.

ORIGEM
Viña de Rojas foi fundada em 1874 por Dom Francisco de Rojas y Salamanca, renomado enólogo e conhecedor das mais nobres cepas no privilegiado Vale do Maipo, conquistando diversos prêmios de qualidade já a partir do ano seguinte, sendo que em 2017, o resultado já era exportado para mais de 50 países nos 5 continentes.

Tipo: Tinto - Seco
Origem: Chile
Região: Valle del Maypo
Vinícola: Viña Tarapacá
Teor Alcoólico: 14%
Amadurecimento: 12 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Potencial de Guarda: 7 anos
Visual: Vermelho Rubi
Olfativo: Frutas negras maduras, frutas secas, caixa de charutos, cacau, tosta.
Gustativo: Alcaçuz, especiarias, corpo de médio para encorpado, acidez sutil, taninos presentes, bom final.
Temperatura de serviço: 15ºC ~ 18ºC
Uva: Cabernet Sauvignon (100%)
Harmonização: Ancho com batatas, churrasco, polenta de colher aos quatro queijos, galinhada, T-bone com legumes grelhados, quiche de cogumelos.